O hipertexto, conceito fundamental para o recurso do link, possibilita a disponibilização conectada e quase infinita de conteúdo, ou seja, notícias em forma de texto, áudio e imagem. Neste contexto, facilitando o aprendizado dos formatos e o desenvolvimento de alternativas, estruturei a classificação dos links em sete tipos.
Link Independente Interno – Está fora da estrutura do texto e envia o internauta para uma página dentro dos mesmos domínios.
Link Independente Externo – Está fora da estrutura do texto e envia o internauta para uma página fora dos mesmos domínios.Link direto interno – Está dentro do texto corrido e leva o usuário a uma página com o mesmo domínio.
Link direto externo – Está dentro do texto corrido e leva o usuário a uma página fora do domínio de origem.
Link imperativo interno – Está dentro da estrutura, mas fora do texto corrido. Leva o usuário a uma visualização de conteúdo sob o mesmo domínio.
Link imperativo externo – Está dentro da estrutura, mas fora do texto corrido. Leva o usuário a uma visualização de conteúdo fora do mesmo domínio.Link glossário – Pode estar dentro ou fora da arquitetura textual. Não envia, imediatamente, a outro site. Ativa janela temporária em tom explicativo ou publicitário. Possui, como em todos os links, relação com a palavra, frase ou conceito em destaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário