quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Notícia é o maior atrativo para usuários do Twitter, aponta pesquisa


A E.Life e a InPressPorter Novelliu revelaram alguns dados da pesquisa "Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais". O estudo buscou descobrir quem são os brasileiros ativos nas mídias sociais. Além disso, em qual ferramentas eles mais participam, qual o uso de cada uma delas e qual a sua influência como fonte de informações.

A pesquisa foi aplicada durante o mês de julho de 2009. Foram utilizados 1.274 questionários. Os entrevistados são heavy users de internet, que usam serviços como o de hospedagem de blogs ou microblog. Entre os levantamentos, alguns podem ser destacados:

Quantas horas por semana você utiliza a internet?

63,2% dos twiteiros e 44,7% dos blogueiros ficam mais de 41h online, por semana.
28,8% dos orkuteiros ficam online menos de 16h por semana.

Quais serviços online / mídia social você possui conta / é cadastrado?

Orkut, com 89,6%, é o serviço que possui mais cadastros entre os entrevistados.
Twitter é o segundo colocado, com 80,1% de participantes.
YouTube é o terceiro, com 79,6%.
Facebook é o quarto serviço com maior número de cadastros: 57,6%.

Sobre o Twitter

Informação é o grande atrativo do Twitter. Além de twittar, os entrevistados o usam principalmente para ler notícias e ter informações de interesse.
27,8% utilizam o Twitter para reclamar de produtos.

Sobre o Orkut

Manter contato com amigos é o grande atrativo do Orkut, além de conhecer novas pessoas.
20,0% usam esta rede social para pesquisar sobre produtos e serviços.

Dos entrevistados

65,5% dos pesquisados possuem blog.
34,1% possui mais de um blog (9,3% possui três blogs).
Dois anos é a média do tempo de existência do blog principal.

Na hora das compras, como você utiliza a internet?

90,1% pesquisa quais as opções de um produto / serviço disponíveis para compra antes de adquirí-lo / contratá-lo.
88,3% busca informações sobre modelos de produtos / serviços específicos antes de adquíri-lo / contratá-lo.
79,3% compra produtos/serviços online.

Conclusão do Estudo

Os entrevistados são, em sua maioria, jovens de alta renda e residentes nas grandes capitais. A grande parte é heavy user de internet e fica mais de 40h semanais online. O Orkut, o Twitter, o YouTube e o Blogspot são os serviços de mídias sociais mais populares e são utilizados quase todos os dias pelos entrevistados.

As motivações de uso dos serviços são diferentes. Enquanto a maioria utiliza o Twitter em busca de informações e notícias, o Orkut é mais utilizado para manter contatos com amigos, parentes e colegas. Já o YouTube e o Blogspot são utilizados como passatempo e como forma de divulgar o conteúdo pessoal, respectivamente. Os entrevistados relatam utilizar os serviços para pesquisar e para reclamar de produtos e serviços.

Conteúdo publicado na página da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Clique aqui e acesse o site.


Nenhum comentário: